domingo, 8 de julho de 2012

Óculos Escuros



A primeira lente escura de que se tem notícia foi uma lâmina verde usada pelo imperador NERO, no século I. Especula-se que ele era muito loiro (há quem dia que era albino) e gostava de assistir as brigas de gladiadores, mas, por causa dos olhos claros, não via bem as apresentações nas arenas. Segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, a lente de Nero era provavelmente de vidro.
O primeiro par de óculos com lentes escuras e armação,surgiu na Alemanha, no século XIII, mas era pesado e desconfortável. Foram os franceses, no século seguinte, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz. O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, só surgiu no século XVII. No século XVIII, o inglês James Ayscough realizou experimentos com lentes pintadas de azul e verde. A idéia não era proteger os olhos contra os raios solares, mas sim corrigir problemas de visão, até o século XX era feito sempre com lentes verdes. Em 1929, nos Estados Unidos, o inventor Sam Foster foi o primeiro a comercializar óculos escuros. Foi nessa época que os óculos, tanto os corretivos quanto os solares, ganharam popularidade como artefato estético.Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. Novos materiais, como o plástico e designs mais arrojados – quem não se lembra do modelo “gatinho” dos anos 40 e 50 e as lentes grandalhonas dos anos 70? – tomaram conta das mentes e mãos dos designers e estetas ópticos a partir dos anos 30. As lentes coloridas tornaram-se moda na década de 70. Hoje, as mais usadas são verdes, marrons, cinzas e pretas, que absorvem mais de 80% da luz solar.
As marcas mais famosas são: RAY BAN, PRADA, VOGUE, POLICE, CARRERA, TOM FORD, VERSACE, VALENTINO, LOUIS VUITTON, POLO RALPH LAUREN, OAKLEY, MORMAII, HUGO BOSS, GUCCI, GIORGIO ARMANI, DOLCE & GABBANA, DIESEL, CHRISTIAN DIOR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário